Atualmente os brasileiros não precisam de nenhuma autorização governamental para ingressar como turistas em território europeu.
Os documentos obrigatórios são:
Passaporte válido;
Comprovante de estadia nos países que vai visitar;
Comprovante de condições financeiras para a viagem;
Seguro viagem;
Passagem com data de retorno ao Brasil.
Lembrando que a estadia máxima para um turista brasileiro é de 90 dias.
No entanto, estima-se que a partir de 2024, os turistas deverão apresentar à autoridade de imigração uma autorização para entrada em países do espaço Schengen: ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), que deverá ser solicitado pela internet com o custo de 7€.
Pelas informações atuais, o ETIAS vai ter validade de 3 anos, ou até que expire a validade do passaporte para o qual foi emitido – o que ocorrer primeiro.
O ETIAS não dispensa a apresentação dos outros documentos citados anteriormente, vai continuar sendo obrigatório seguro, passagem de volta e comprovantes.
💡Lembrando que os países que compõem o espaço Schengen são: Áustria, Alemanha, Bélgica, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.
Comments